
Antes de mais nada, não estou aqui para fazer apologia as drogas...Apesar da natural reserva dos teóricos sobre o tema, a grande resistência de questionar de forma diferente, ninguém pode ignorar a questão do uso de psicoativos em rituais ou instrumento de autoconhecimento. Há registros dos povos antigos que faziam uso de plantas narcóticas ou alucinógenas com o objetivo de atingir determinados estados de consciência ou mesmo para compreensão do mundo em que vive.
Claro, a utilização dessas substâncias era de cunho religioso, bem diferente do jovem em Amsterdam em busca de uma celebração turbulenta...esse jovem não tem nada a ver com aquele hindu, que queima a erva em seu cachimbo...conectado com Shiva...enqto esse hindu fuma, medita, em total comunhão com o universo, em busca do seu templo interior.
Já para os magos, o uso serve para desenvolver uma percepção própria do universo e de si mesmo...É necessário compreender os contextos culturais e religiosos antes de mais nada. Heródoto descreveu os rituais antigos, onde os nômades faziam fogueiras de cânhamo dentro de tendas...isso agradava o clã e davam altos gritos de alegria rssss
Atualmente poucos grupos religiosos fazem uso dela, como muçulmanos, hindus, rastafaris jamaicanos e outros ramos....Na América Latina podemos encontrar algumas substâncias que fazem parte do contexto histórico, como a folha da coca utilizada pelo povo boliviano. Existem cultos indígenas no Brasil que fazem uso do Santo Daime, que chamam de ayahuasca ou erva de santa maria, como preferirem...O uso da ayahuasca vem desde 2000 a.C , uma bebida mais antiga que o saquê, que foi usado em 300 a.C...e que se popularizou uns tempos atrás por causa de um psicopata que matou um dos maiores cartunistas e fundador de uma seita religiosa..o Glauco. Infelizmente a mídia distorceu a imagem da Ayahuasca, transformando essa bebida, que antes era erva de santa maria em uma erva demoniaca... uma cultura imaterial milenar manchada pela alienação daqueles que desconhecem os mistérios e a importância dessas substâncias...enfim....é necessário o conhecimento para afastarmos da ignorância...
Muito interessante o post.
ResponderExcluirDevo dizer que eles deturpam mesmo a seita da UDV Santo Daime ou qualquer outra demominação que se dê a ela, Já frequentei as reuniões, e digo certamente... se você for lá pra ficar "doidão" irá se arrepender profundamente, deve ser usado como ligação com o Divino e principalmente com o seu Eu, terá grandes descobertas.
Dê Monteiro